quarta-feira, março 08, 2006

Visita de Lula a Londres

O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, em artigo publicado em revista comemorativa da visita do presidente Lula a Londres, ressaltou a crescente relevância do Brasil no cenário internacional e as grandes semelhanças das posições dos dois países em temas como a o combate à pobreza e preservação do meio ambiente.

"O Brasil está emergindo como um protagonista chave no palco internacional", disse Blair. "A forte liderança do presidente Lula no estímulo aos esforços para se combater a pobreza e a desigualdade o transformam num parceiro óbvio para o Reino Unido e outros membros do G-8 (grupo dos oito países mais ricos do mundo) nas nossas discussões sobre a África e nos esforços conjuntos para reduzir a pobreza."

Blair afirmou que a atual rodada de Doha será um dos principais desafios para a comunidade internacional nos próximos meses. "O Brasil, como uma voz de liderança no mundo em desenvolvimento, é crucial para qualquer acordo, como também o é a União Européia", disse o premiê britânico. Por isso precisamos ser capazes de trabalharmos juntos diante da aproximação da data limite para as negociações em abril e além desse prazo."

Blair disse que o Brasil "é o parceiro mais importante do Reino Unido na América Latina", oferecendo oportunidades para exportadores e investidores britânicos. Ele ressaltou também as parcerias bilaterais na área de educação, saúde, meio ambiente e ciência e tecnologia.

João Caminoto

Nenhum comentário: