quinta-feira, março 02, 2006

ONU elogia Bolsa Família e sugere sua exportação para outros países

O administrador internacional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Kemal Dervis, sugeriu que o Brasil intensifique a exportação do Bolsa Família a outras nações em desenvolvimento, em especial as da África e da Ásia. Em encontro com ministros e autoridades nesta quarta-feira, o economista turco, que está em sua primeira visita ao país, elogiou o programa de transferência de renda e o desempenho da economia brasileira.

Os comentários sobre o Bolsa Família foram feitos em reunião com o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. Dervis destacou os avanços do Brasil no primeiro dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio — que estabelece duas metas: reduzir pela metade, entre 1990 e 2015, a proporção de pessoas pobres e a proporção da população que sofre de fome.

Esse avanço, comentou o administrador do PNUD, foi influenciado pelo Bolsa Família nos últimos anos. Segundo ele, o programa mostrou efeitos em curto espaço de tempo, alcançou uma escala suficiente para abranger boa parte da população pobre e racionalizou as ações no setor, ao unificar projetos já existentes.

Essa experiência brasileira, defendeu Dervis, deve ser transmitida a outros países, por meio de projetos de cooperação sul-sul (ou seja, de cooperação entre nações em desenvolvimento). O PNUD está pronto a colaborar na disseminação desse conhecimento, frisou o administrador.

Nenhum comentário: