quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Pesquisa Datafolha: Lula consolida liderança

Nova pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quarta-feira, pela Folha de S. Paulo, confirma a retomada do favoritismo de Lula para a eleição de outubro.

Se o pleito fosse hoje, segundo a pesquisa, Lula venceria os dois prováveis candidato do PSDB, José Serra ou Geraldo Alckmin. Segundo o Datafolha, Lula aparece no primeiro turno com 39%, contra 31% de Serra e 8% de Garotinho. Em outro cenário, Lula tem 43%, Alckmin 17% e Garotinho 11%.

Na simulação do 2º turno. Lula vence Alckmin por 53% a 35% e Serra por 48% a 43%.

Outro dado interessante foi a recuperação de Lula perante os eleitores de maior poder aquisitivo (ou os mais “informados”, segundo os tucanos). Nessa faixa da população, Lula quase dobrou sua votação, passando de 16%, registrado na última pesquisa, há 3 semanas, para 31%. A diferença entre Serra e Lula nessa faixa de renda caiu de 33% para apenas 4%, ainda favorável ao tucano, mas dentro da margem de erro da pesquisa, o que caracteriza um empate técnico.

O fortalecimento de Lula se mostra consistente, entre outras razões, pelo crescimento obtido no que diz respeito ao voto espontâneo. A taxa dos que dizem, antes da apresentação de cartões circulares com os nomes dos possíveis candidatos, que pretendem votar em Lula para presidente em 2006, aumentou de 23% no começo do mês para 30% hoje. As taxas de intenção de voto espontânea nos demais prováveis candidatos apresentaram variações dentro da margem de erro ou se mantiveram idênticas. José Serra oscilou de 9% para 11%, Geraldo Alckmin se manteve com 4% e Anthony Garotinho permaneceu com 2%.

O Datafolha entrevistou 2651 brasileiros de todas as unidades da Federação, a partir dos 16 anos de idade. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nenhum comentário: