sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Gamecorp - Denuncia improcedente e requentada

O investimento realizado pela Telemar na Gamecorp, empresa na qual o filho do presidente, Fábio Lula, é sócio ainda vai dar muito o que falar durante a campanha desse ano. Foi só surgir uma sequencia de denúncias contra a oposição que já requentaram essa história.

Apesar da desconfiança a respeito do negócio, a Telemar informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o investimento na Gamecorp é "estratégico" por causa do público que a produtora atinge e dos produtos que pode gerar para a Oi e a Oi Internet. A empresa afirma que o investimento em conteúdo diferenciado, como o feito em um produtora de TV voltada para games, faz parte da estratégia inovadora que a empresa diz adotar.

A Telemar informa tratar-se de investimento estratégico porque a Gamecorp atua junto a um público que interessa à empresa, formado por adolescentes, e também detém a exclusividade no Brasil do G4 TV, um canal americano que tem uma programação dedicada exclusivamente a videogames e novas tecnologias. A G4 TV, lançada em 2002 como uma TV a cabo, já tem 50 milhões de assinantes.

O conteúdo dos programas produzidos pela Gamecorp será explorado pela Oi, subsidiária de telefonia celular da empresa, e pela Oi Internet, segundo a Telemar. A Gamecorp é uma empresa de nicho, cujos programas de TV sobre videogame atingem de 2 a 3 pontos de audiência.

A junção de games, TV, celular e internet já esta consolidada como uma boa aposta no mercado futuro, cujo mercado de jogos para celulares movimentou US$ 345 milhões (R$ 1 bilhão) no ano passado e deve alcançar US$ 1,5 bilhão (R$ 4,35 bilhões) em 2008, só nos EUA. No Brasil, o investimento na produção e divulgação de jogos para celulares é crescente. Esse mercado movimentou cerca de R$ 120 milhões em 2003, segundo dados da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames). Devido a tendência de crescimento desses números, os olhos dos empresários têm se voltado para investimentos na produção de games para celulares.

No mundo todo, o mercado de games deverá atingir mais de US$ 52 bilhões em 2007. Segundo Guilherme Carvalhal, gerente acadêmico da Microsoft Brasil, o país tem um dos maiores potenciais de crescimento do mundo, na área de jogos eletrônicos. O fato de o Brasil ser um dos países onde mais se joga games, atrás da China e Japão, também colabora para investimentos na área.

Além da Gamecorp, outras empresas da área no Brasil também receberam investimentos parecidos no ano passado, como por exemplo a Meantime Mobile Games, empresa de Recife (PE), que teria recebido investimentos da ordem de R$ 3 milhões - número que não é confirmado pela empresa por conta de um acordo de sigilo assinado com os investidores na marca.

O investimento total da Telemar na Gamecorp totaliza quase R$ 5 milhões, o que equivale a 0,01% da receita da empresa. Do total investido, metade foram gastos para a aquisição de 35% das ações da empresa e a outra metade foram investidos na exclusividade do conteúdo produzido pela Gamecorp.

Desde o ano passado a oposição tem batido na tecla de que a Telemar não está interessada nos programas de games, mas em ganhar a simpatia do presidente Lula, no entanto, pelo que consta até o momento, a Telemar não recebeu nenhuma vantagem do governo que não tenha sido também oferecida às outras empresas de telefonia.

Esse texto foi produzido com base em dados da Abragames, Telemar, BNDES e reportagens da Folha de São Paulo, IDG Now!, Unicamp na Mídia, Observatório da Imprensa e Mobilidade Brasil.

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